ROTA CULTURAL
SEGMENTO ATRATIVOS CULTURAIS
Opções com duração até 5 horas
Atrações gratuitas
PAINEL DE AZULEIJOS DA ESCOLA “Santo Seno"
Horário de Funcionamento: Visitação livre
Como chegar: Praça Mário Garcez Novais, 133
RECINTO DO FOLCLORE (Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas "Professor José Sant'Anna"
Horário de Funcionamento: Visitação livre
Como chegar: Av. Menina Moça, 800 – Vl. Hípica
Maior espaço para eventos da Estância Turística de Olímpia, é o grande palco do Festival do Folclore, maior motivo da sua construção. O Festival do Folclore é realizado em Olímpia desde 1964, no mês de agosto, em data móvel.
A construção total do Recinto durou 4 meses e sua área é de 96.800 metros quadrados de espaço disponível, sendo 6.500 de área construída.
MUSEU DO FOLCLORE
Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 9h às 21h
Como chegar: Rua Coronel José Medeiros, 477
ECO “Estação Cultural de Olímpia”
Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 9h às 21h
Como chegar: Rua Coronel José Medeiros, 477
Centro Cultural instalado em complexo arquitetônico datado da década de 1910, tombado como patrimônio histórico municipal, com a preservação e o restauro de características originais da antiga Estação Ferroviária de Olímpia. A Estação Ferroviária de Olímpia, que era pertencente à antiga FEPASA, funcionou até o ano de 1968, com trens e vagões em operação, e foi desativada com o surgimento das rodovias. O local ficou cerca de 15 anos sem uso e, em 2019, começou a passar por obras para a reativação como um centro cultural, inaugurado no dia 15 de dezembro de 2021.
Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 8h às 17h
Como chegar: Rua São João, 942 - Beneficência
MUSEU DE HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA “Maria Olímpia”
Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 8h às 17h
Como chegar: Rua São João, 942 - Beneficência
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h
Como chegar: Rua São João, 942 – Beneficência
Local onde originariamente funcionou o Mercado Municipal (década de 1940), foi nos anos 1970 transformado em Casa de Cultura. Possui um amplo saguão, onde são realizadas exposições artísticas, um auditório e uma rica pinacoteca com quadros de artistas locais. Localiza-se também no prédio a Biblioteca Municipal “Fernando de Barros Furquim”.
Praça da Irmanação com Olympia Antiga/Grécia – Deusa Nikki
Horário de Funcionamento: Visitação livre
Como chegar: Av. Benatti, s/n – Parque do Sol
O projeto construído na praça conta com paisagismo e tem uma pedra fundamental como base para a estátua, totalizando cerca de 8 metros de altura. O projeto conta ainda com uma Pira Olímpica em referência às Olimpíadas, tendo em vista que a cidade coirmã é berço dos Jogos Olímpicos. A escultura foi executada pelo conceituado artista plástico, Romildo Cardozo. Além da estátua da Deusa Nikki, que é o foco principal do projeto, o espaço arquitetural conta com outros elementos que compõe uma harmonia. Trata-se de quatro pedestais menores que representam as quatro estações do ano. Eles possuem, em planta baixa, seção triangular. Já, em elevação, isso resulta em três faces, cada qual com um símbolo de um deus do Olimpo, contando assim, com 12 símbolos, no total.
O deslocamento do pedestal principal para fora do centro da composição fez com que, em planta baixa, surgisse, quando conectados os pontos dos 4 pedestais menores e o pedestal principal, o desenho de uma estrela. É a representação do sol poente que tanto nos espiritualiza e fascina, e, não obstante, para onde está orientada a estátua da Deusa Nikki.