ROTA PASSANDO PELA HISTÓRIA
SEGMENTO: ATRATIVOS HISTÓRICOS
Opções para turismo de observação
Sem visitação
Associação da Beneficência Portuguesa de Olímpia
Visitação Livre – Observação de fachada
Como chegar: Praça Altino Arantes, 115 – Santa Casa
Conjunto arquitetônico da década de 1920, tombado pelo COMDEPHACT. Originalmente construído para ser a primeira Prefeitura do Município, pelo cafeicultor Geremia Lunardelli, que na época era o prefeito. O Complexo foi comprado pela Associação Beneficência Portuguesa de Olímpia em 1926, passando a funcionar como Hospital. Na década de 1940, o médico residente Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho solicitou a pintura de painéis murais que foram executadas pelo artista impressionista Durval Pereira. Atualmente o complexo foi adquirido pela Prefeitura e passa por restauração.
Casa do Coronel Geremia Lunardelli
Visitação Livre – Observação de fachada
Como chegar: R. Coronel José Medeiros, 538 - Patrimônio de São João Batista
Emblemática da arquitetura eclética, com predominância n eoclássica, datada de 1922. Típica construção dos proprietários de fazendas de café do início do século XX. O construtor foi o Sr. Geremia Lunardelli, o quinto e último dos assim chamados "rei do café" no Brasil por ter chegado a possuir 18 milhões de pés de café. Em 1915 mudou-se para Olímpia, adquiriu fazendas de café e aumentou sobremaneira o seu patrimônio, mas enfrentou também sérias dificuldades. A geada intensa em 1918 fê-lo liquidar as suas posições vendidas de café na praça de Santos e obter empréstimos para atravessar os anos de crise. Em Olímpia foi ainda prefeito e presidente da Câmara municipal. Em 1922 mudou-se para São Paulo, onde faleceu em 1962. Imóvel foi tombado pelo COMDEPHACT
Chaminé da Beneficiadora de Arroz do Sr. David de Oliveira
Visitação Livre – Observação de fachada
Como chegar: Av. do Olimpiense, 488 – CentroChaminé de máquina de beneficiamento de produtos agrícolas, de forma circular, de alvenaria, com altura de aproximadamente 12 metros, visível em grande parte da cidade.
Cruzeiro da Fundação de Olímpia
Marco Inicial - Visitação Livre – Observação de fachada
Como chegar: Loja comercial na R. David de Oliveira, 776 – Patr. de São João BatistaO alicerce do cruzeiro foi encontrado durante as obras de reforma da Loja ÉD+, cujos responsáveis não mediram esforços para contribuir com a localização do marco e ainda restauraram o local original da fundação.
Cruzeiro de Madeira – Horário de Visitação: Todos os dias, das 09h às 21h
Como Chegar: Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa – R. David de Oliveira, 420 – Patr. de São João Batista
Marco zero da fundação do Município de Olímpia, simbolizado por uma cruz de aroeira, cujo local foi revitalizado em 2017. Fincado Há 160 anos às margens do Ribeirão Olhos D´Água, pelo desbravador Joaquim Miguel dos Santos. A restauração do marco foi possível graças ao esforço conjunto do poder público e dos empresários envolvidos, uma vez que parte da cruz estava guardada há 17 anos com o empresário olimpiense Miguel Daud – atual proprietário do terreno onde o marco foi fincado. Atualmente, o local é ocupado por uma empresa varejista e a cruz esta em exposição no Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa
Escola Estadual D. Anita Costa
Visitação Livre – Observação de fachada
Como chegar: Av. Dep. Waldemar Lopes Ferraz, 1131 – CentroMarco arquitetônico da cidade, da década de 1930, edificação em dois andares, em local de destaque, com escadarias em mármore de Carrara. Segue modelo arquitetônico “vitruviano”. O nome da escola é uma homenagem à esposa do Sr. Fernando de Sousa Costa, importante político brasileiro, tendo atuado como Ministro da Agricultura e Interventor Estadual durante o Governo Getúlio Vargas (Estado Novo).
Estádio "Maria Tereza Breda"
Visitação Livre – Observação de fachada
Como chegar: R. Profª Maria Ubaldina de Barros Furquim, 92 – Jd. GlóriaO mais antigo estádio de futebol do Estado de São Paulo c om nome de mulher, e um dos únicos estádios no Brasil com nome de mulher registrados pela CBF, o Estádio "Maria Tereza Breda" recebeu este nome em homenagem póstuma à esposa do benfeitor Sr. Natal Breda, sede do Olímpia Futebol Clube. Localizado na região central da cidade, o "Majestoso Estádio Tereza Breda" foi inaugurado em 11 de setembro de 1949, e posteriormente foi popularizado como "TB". Foi chamado de "majestoso", porque na época era considerado um gigante. Atualmente possui 20.000 lugares.
Pensão do Batata
Visitação Livre – Observação de fachada
Pensão do BatataComo chegar: R. Coronel José Medeiros, 474 – Patr. de São João Batista
Localizada na Rua Cel. José Medeiros esquina com a Rua 9 d e Julho. Antigo pouso dos viajantes da Ferrovia que servia a cidade de Olímpia. Estima-se que tenha sido o primeiro meio de hospedagem de Olímpia, por se localizar em frente à Estação Ferroviária. Atualmente, só é possível observar a sua fachada, pois seu interior foi remodelado e hoje constitui um comércio.
Ponte de Ferro
Visitação Livre – Observação de fachada
Como chegar: Av. dos Olimpienses com R. 9 de Julho – CentroPonte histórica, a ponte de ferro veio da Inglaterra em 1 914 e foi utilizada na ferrovia que passava por Olímpia até Nova Granada, e servia para os trens atravessarem o Rio Cachoeirinha. A ponte estava abandonada em Baguaçu, foi restaurada e implantada na Avenida dos Olimpienses para permitir a passagem de veículos, ligando a Rua Nove de Julho.
Prédio da Secretaria Municipal de Educação
Visitação Livre – Observação de fachada
Como chegar: Praça da Matriz, 102 – Centro
Local onde funcionava o Clube Literário e Recreativo, p alco de muitos bailes da comunidade. Frequentado pelas pessoas da classe média de Olímpia. Emblemático da arquitetura de transição do art déco para o modernismo. Atualmente é o prédio ocupado pela Secretaria Municipal de Educação.
Prédio do Antigo Banco Comércio e Indústria
Visitação Livre – Observação de fachada
Como chegar: Praça da Matriz, 201 – Centro
Imóvel da década de 1930, tombado pelo COMDEPHACT, de arquitetura neoclássica, de dois pavimentos, marco da arquitetura neoclássica na cidade de Olímpia, onde funcionou o Banco Comércio e Indústria – COMIND. Atualmente esta ocupado pelo Banco Sicredi.
Prédio do Gabinete do Prefeito
Visitação Livre – Observação de fachada
Como chegar: Praça Rui Barbosa, 54 – CentroExemplar magnífico da arquitetura neoclássica. Local onde funcionava um banco e posteriormente o DAEMO Departamento de Água e Esgoto do Município de Olímpia. Foi restaurado entre 2010 e 2012 e inaugurado como Gabinete do Prefeito Municipal no dia 01 de janeiro de 2013. No saguão do prédio ainda existe o cofre original.
Residência do Sr. David de Oliveira
Visitação Livre – Observação de fachada
Como chegar: R. David de Oliveira, 86 – Patr. de São João Batista
Palacete “Giosué Tonanni”
Visitação Livre – Observação de fachada
Como chegar: R. David de Oliveira, 420 – Patr. de São João Batista
Imóvel da década de 1910, tombado pelo COMDEPHACT, Casarão dos anos 1910, construído pelo cafeicultor Giosué Tonanni, próspero comerciante do Município. A edificação agrega em si valores que remontam ao período da Belle Époque do interior paulista, como pinturas parietais, porão habitável, escadaria imponente, jardins, amplo quintal, piso em ladrilho hidráulico, forro de madeira de lei, gradil em ferro forjado, “estilo” Art Nouveau e outros itens que remetem às mansões do período. O prédio abriga o Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa, desde o dia 17 de dezembro de 2020.